O tema das previsões e das crenças a que se está disposto a aderir quando a insegurança psicológica foge ao controle é o fio condutor desse conto que, não por acaso, cita shakespeare na primeira linha.
O tema das previsões e das crenças a que se está disposto a aderir quando a insegurança psicológica foge ao controle é o fio condutor desse conto que, não por acaso, cita shakespeare na primeira linha.
O conto A cartomante, do gênio da literatura brasileira Machado de Assis, conta a história do triângulo amoroso composto por Vilela, Rita e Camilo. Originalmente publicado no jornal Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro em 28 de novembro de 1884, o conto acabou sendo recolhido mais tarde na coletânea do autor Várias Histórias (1896).
Rita e o marido viviam em Botafogo e, quando conseguia escapar da casa, ia encontrar o amante às ocultas na Rua dos Barbonos.
Camilo se sentiu seduzido por Rita e, fato é, que se instalou um triângulo amoroso. O problema surge quando Camilo recebe cartas anônimas de alguém que revela conhecer a relação extraconjugal. Camilo, sem saber como reagir, se afasta de Vilela, que estranha o desaparecimento súbito do amigo.
Desesperado após receber um bilhete de Vilela convocando-o para um encontro em sua casa, Camilo recupera as antigas crenças herdadas da mãe e vai, assim como Rita, em busca da cartomante. Após a consulta se acalma e vai, tranquilo, encontrar o amigo, crente que o caso não havia sido descoberto.
A reviravolta do conto se dá no último parágrafo: o final do casal de amantes é trágico. Ao adentrar na casa de Vilela, Camilo se depara com Rita assassinada. Por fim, toma dois tiros do amigo de infância, também caindo morto no chão.
Rita
Aos trinta anos, é descrita como uma dama formosa, tonta, graciosa, viva nos gestos, olhos cálidos, boca fina e interrogativa. Rita é casada com Vilela e amante de Camilo, amigo de infância do marido.
Vilela
Magistrado, abre um escritório de advocacia no Rio de Janeiro. Tem vinte e nove anos e vive em uma casa em Botafogo. É casado com Rita.
Camilo
Funcionário público de vinte e seis anos, Camilo não seguiu o desejo do pai, que queria vê-lo médico. Tem como amigo de infância o advogado Vilela e acaba se apaixonando por Rita, a mulher do amigo, com quem desenvolve um caso extraconjugal.
A cartomante
Uma mulher com cerca de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos, descritos como sonsos e agudos.